logo
blog-1

Problemas de visão podem influenciar a sua condução? Saiba tudo!


Sabia que sete em cada dez condutores precisam de óculos para conduzir?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 2,6 mil milhões de pessoas no mundo sofrem com miopia. Saiba com a Insparedes se os problemas de visão influenciam na sua condução!

Além da miopia, também o astigmatismo lidera nos problemas de visão da população mundial, representando um terço da população com este problema. 

A visão é um dos sentidos mais necessários no nosso quotidiano…mais ainda quando se trata de condução! Cerca de 90% da informação que recebemos ao conduzir vem da nossa visão. Quando o condutor sofre de miopia, astigmatismo, ou ambos, a informação a conduzir pode ser alterada ou prejudicada. 

A miopia dificulta observar objetos ao longe, fazendo com que pareçam desfocados. Já o astigmatismo leva a que haja uma visão distorcida, tanto à distância, como ao perto. 

Contudo, ambos os problemas podem prejudicar a condução o que leva a que sete em cada dez condutores precisam de óculos para conduzir.


Qual a acuidade visual ideal

Para os condutores comuns, a acuidade visual binocular mínima deve ser de 0,5. Já os condutores profissionais devem ter no mínimo 0,8 no olho com melhor acuidade visual e 0,1 no olho com a pior acuidade. 

Se for necessário o uso de lentes corretoras, estas não devem exceder 8 dioptrias. No caso dos condutores profissionais, a visão monocular não é aceitável em nenhuma circunstância. É altamente recomendável que a visão seja verificada regularmente, de preferência anualmente, para garantir que esteja em bom estado. 

É importante lembrar que o período estabelecido para a renovação da carta de condução nos centros de exame pode ser muito longo: a cada 10 anos até aos 65 anos de idade e a cada 5 anos após essa idade, desde que o tempo não tenha sido reduzido por outras considerações. 

No entanto, a verificação da visão a cada 10 anos é insuficiente para garantir uma visão adequada e segurança na estrada.


Como cuidar da visão enquanto conduz

  1. Se tem problemas de visão e precisa de óculos, use-os sempre enquanto conduz. Em contrapartida, pode utilizar lentes de contacto. É importante rever a prescrição de lentes com frequência, de forma a ajustá-las sempre às suas necessidades. É fundamental ver bem enquanto conduz já que, em caso contrário, pode traduzir-se em perigos para si e para os outros.
  2. Condutores com miopia e/ou astigmatismo, à semelhança dos que utilizam telemóvel ou navegadores, são mais propensos a distrações. Por isso, evite distrações, a todo o custo! 
  3. À noite, aumente a cautela. Pessoas com problemas de visão veem pior à noite ou perante pouca luz. Se não se sentir à vontade a conduzir à noite, é preferível evitar. 
  4. Reduza a velocidade e aumente a distância de travagem para o veículo da frente, para que possa ter mais tempo para ver os sinais e reagir a acontecimentos imprevistos. 
  5. Se sentir fadiga visual, seja a conduzir por longos períodos, ou por usar lentes de contacto, o recomendável é para o veículo numa área de repouso e descansar ao primeiro sinal de sintomas. 
  6. Se toma algum medicamento que afete a visão, deve seguir as recomendações do seu médico e ler sempre o folheto que acompanha o medicamento. 
  7. Problemas de visão e condições meteorológicas adversas são a combinação perfeita para acidentes - redobre o cuidado! 
  8. Tenha óculos suplentes dentro do carro, caso se esqueça dos seus óculos habituais.



Se sente dificuldade ou desconforto na sua visão, não deixe andar…consulte um médico especialista para detetar alguma anomalia e tomar os procedimentos necessários para corrigir a sua visão!

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à fonte da notícia